Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Santos pelo amor!

GeralReligião

por Ivan Cezar Fochzato

dom edgar
Publicidade

Na mensagem semanal, Santos pelo amoro Bispo de Palmas-Francisco Beltrão destacou a celebração do Dia de Todos os Santos e Santas, que ocorrerá nas comunidades no Domingo(04), transferidas deste dia 01 de Novembro. “Hoje nós cristãos católicos da Diocese somos chamados à santidade vivendo o amor, fonte da felicidade e da verdadeira alegria”, menciona.

O que nos santifica é a vivência profunda e autêntica do amor. O Apóstolo Paulo, quando escreve aos cristãos de Éfeso, adverte-os “para que pelo amor fôssemos santo” (Ef 1,4), e não pela observação fria dos ritos, ou simplesmente no cumprimento de prescrições litúrgicas. Santificados pela expressão do amor gratuito e benevolente é o caminho de todos cristãos, ou seja, a santidade é amor de entranhas, de cumplicidade e comprometimento, porque toda a lei foi resumida no amor a Deus e ao próximo. Logo, a santidade é o desejo de Deus para àqueles que foram criados à sua imagem e semelhança e consagrados, pelo batismo, à vida de Jesus Cristo e seu Reinado. É o amor que santifica.

O Papa Francisco publicou no início deste ano a Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate” – “Alegrai-vos exultai” (cf. Mt 5,12) – sobre a chamada à santidade no mundo atual. A santidade não é uma prerrogativa para alguns escolhidos de Deus, tais como os bispos, sacerdotes, religiosas/os, pessoas dedicadas à oração, à contemplação. Francisco declina quem são os chamados à santidade: “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais” (n. 14).

Na Igreja do Brasil estamos vivendo o Ano Nacional do Laicato, sob o título de “cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, guiados pela máxima de Jesus, no Sermão da Montanha, “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14).  E o Documento de Estudo da CNBB para o Ano do Laicato dedica três números ao tema da santidade. Vamos conhecê-los.

Publicidade
Publicidade

“Os cristãos leigos, homens e mulheres, são chamados, antes de tudo, à santidade. São interpelados a viver a santidade no mundo. Para isso, são instados pelo Espírito Santo a cultivar com solicitude a vida interior e a relação pessoal com Cristo, de modo que, iluminados pelo Espírito Santo, em todas as circunstâncias, tudo façam para a glória de Deus, a salvação do mundo e o bem de todos. A santidade de vida torna a Igreja atraente e convincente, pois os santos movem e abalam o mundo” (Doc. 105, n. 116).

No n. 117 o Documento revisita o Concílio Vaticano II, quando este afirma da “vocação universal à santidade”, que advém de Jesus Cristo, fonte de toda a santidade. Nele, todos são chamados a santidade, não havendo espaços para graus de santidade: como se alguns fossem chamados a maior e outros a menor perfeição, ou seja, a vida e atitudes de santidade. Em Cristo, todos somos santos! Os cristãos leigos e leigas se santificam de forma peculiar na sua inserção nas realidades temporais, na sua participação nas atividades terrenas. Santificam-se no cotidiano, na vida familiar, profissional e social. Os santos movem o mundo. O horizonte para que deve tender todo o caminho pastoral é a santidade” (n. 118).

Que a prática da religião autêntica não somente cúltica, litúrgica e sacramental, mas um modo de vida, um modo de ser e proceder no dia a dia nos santifique. O evento Jesus Cristo é um acontecimento que mudou o percurso histórico do mundo. Esta é a verdade. Santidade, então, passa pela nossa maneira de viver e agir na família, na comunidade e na sociedade, sendo “sal e luz”. Eis o nosso grande objetivo, e naturalmente o grande desafio na conjuntura atual. Este é o itinerário que Jesus, no Sermão da Montanha, propõe aos seus discípulos e hoje a nós cristãos católicos da Diocese de Palmas – Fco. Beltrão chamados à santidade vivendo o amor, fonte da felicidade e da verdadeira alegria, neste domingo, 04 de novembro, celebração de todos os santos e santas transferida do dia 01 à liturgia dominical.

Dom Edgar Ertl

Publicidade