Diocese promove reflexão sobre a criação da Pastoral Política
A Pastoral Política não terá vínculo partidário.
GeralPolíciaReligião
por Luiz Carlos

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão realizou no dia 21 de junho, das 8h30min às 11h, na Casa de Formação Divino Mestre (FB) importante encontro da Pastoral Política. Teve a participação do Pe. Vagner José Raitz (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora), o Pe. Romeu Ullrich (Assessor Diocesano da Pastoral Política) e a presença dos leigos representando as paróquias.
A carta enviada aos participantes, enfatiza que o papel da Igreja não é o de assumir a condução política, nem de se esquivar dos problemas sociais, mas de colaborar para que a melhor política aconteça através de projetos comuns que atendam, que estejam em prol do povo e que devem ser incentivados. (Deus Caritas Est, no 28). Para este encontro, com um olhar perspicaz, foram convidadas lideranças das paróquias para a organização da Pastoral, que não terá vínculo partidário.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Diocese promove reflexão sobre a criação da Pastoral Política](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/06/2-3-scaled.jpg)
Conforme o Pe. Romeu Ullrich, será implantada na Diocese a Pastoral Política, uma é uma atividade da ação sócio-transformadora e na aplicação do Evangelho na vida social e na conscientização: “Queremos, a pedido de Dom Edgar e apoio do Pe. Vagner, implantar na Diocese, tendo em vista toda a orientação da doutrina social da Igreja que nos remete a aplicação do Evangelho na vida social e vivência no dia a dia. Como Igreja darmos a nossa contribuição na dimensão social”.
Destaca Pe. Romeu a importância da participação dos fiéis católicos nas diversas dimensões e nos conselhos municipais na orientação e apoio e na motivação para que adentrem na política: “Façam parte dos Conselhos municipais e tantas esferas que hoje a sociedade nos disponibiliza para que a Igreja fala parte”.