Diocese de Palmas-Francisco Beltrão conclui fase de escuta com mais de 10 mil participantes
O trabalho busca entender as demandas da comunidade para planejar o futuro pastoral
Religião
por Deise Bach
A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão encerra nesta terça-feira, 31 de outubro, a fase de escuta especializada que reuniu mais de 200 leigos e leigas nas 47 paróquias da região. Iniciado em 8 de setembro, o processo faz parte da preparação para o 17º Plano de Ação Evangelizadora, previsto para o segundo semestre de 2025.
Padre Vagner Raiz, responsável pela coordenação do projeto, explica que a escuta é fundamental para conhecer a realidade da diocese e direcionar as próximas ações pastorais. “Esse é o primeiro verbo que queremos conjugar nesta caminhada: escutar. Sem conhecer a realidade, qualquer planejamento será ineficaz”, destacou.
A pesquisa foi organizada em três grupos: lideranças eclesiais, católicos que não ocupam cargos formais na Igreja, e pessoas que deixaram a fé católica. “Queríamos entender os motivos daqueles que se afastaram da Igreja, então criamos temas específicos para cada grupo. No total, conseguimos alcançar cerca de 10 mil pessoas”, ressaltou o padre.
Os temas abordados variaram entre 163 itens para lideranças, 134 para católicos praticantes, e 40 para ex-católicos. “A Concatedral de Francisco Beltrão, por exemplo, superou todas as expectativas de participação, e louvamos a Deus pela disponibilidade de todos que se envolveram neste processo”, completou Padre Vagner, destacando que o momento foi de “graça e júbilo” para a diocese.