Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de janeiro de 2021
Rádios

Diminui a infestação do mosquito da dengue em Francisco Beltrão

Saúde

por Angela Maria

unnamed
Publicidade

Nesta semana a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio do setor de endemias, realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do mosquito aedes aegypti (Liraa). O resultado foi de 1,4%, bem abaixo do obtido no levantamento anterior, que foi de 5,7%. O trabalho foi realizado em todos os bairros. O índice posiciona o município em situação de médio risco em relação a dengue, zika e chikungunya.

Tânia Lise, coordenadora de endemias da secretaria, explica que foram visitados quase 1.600 locais e os principais focos continuam nas edificações habitadas. “Infelizmente continuamos com esta realidade, pois em locais habitados estão os principais problemas”, comenta a coordenadora. Mesmo com a redução da infestação ela alerta que é importante que a comunidade continue colaborando e adotando todas as ações de prevenção para evitar a proliferação do mosquito.

“Nossas equipes continuam atuando em toda a cidade, mas a contrapartida da população é de fundamental importância”, alerta Tânia. Neste ano foram registrados 41 casos de dengue em Beltrão e 7 suspeitos estão em análise laboratorial. Foram 31 casos contraídos no próprio município de 10 importados. Moradores de 18 bairros já contraíram a doença, com incidência maior nos bairros Vila Nova, Jardim Floresta, Centro, Alvorada e Cristo Rei.

Acompanhe a reportagem da rádio Onda Sul, com a Tânia Lise, coordenadora de endemias da secretaria municiapl de saúde:

Publicidade
Publicidade

Assessoria

Publicidade