Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Dia Nacional do Idoso: grupos da terceira idade ajudam a manter vitalidade

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Larissa Mazaloti

 

O dia 27 de setembro é lembrado como o Dia Nacional do Idoso. A Onda Sul FM preparou uma matéria especial sobre o assunto.

 

Publicidade
Publicidade

Aos 71 anos dona Florestina Correia Soares Alves toma cuidado com a vaidade. Nem de mais, nem de menos. Este é o equilíbrio de quem já viveu e sabe muito. Há 39 anos em Francisco Beltrão dona Florestina trabalha há 22 anos na mesma empresa. Ela só mudou o setor, mas durante a semana, em horário comercial, ninguém vai encontrá-la no Condomínio do Idoso, no bairro Luther King, onde mora com o marido, pois ela se dedica à empresa. Dona Florestina acha que independente da idade, a pessoa não pode parar.

 

O estudo, apesar de não ter feito parte da vida de dona Florestina, há cerca de um ano, faz a diferença para ele.
Os seis filhos que ela e o marido criaram já estão encaminhados, mas como a maioria dos idosos e idosas, saudade é algo constante. A famosa “dor nas juntas”, o desgaste das articulações, vez ou outra incomoda dona Florestina.

 

Publicidade
Publicidade

O aumento da expectativa de vida da população deve ser motivo de alerta para o Poder Público no que diz respeito às políticas sociais e de saúde para pessoas com mais de 60 anos. Uma das coordenadoras da terceira idade, da secretaria municipal de Ação Social, Flávia Bedim afirma que ainda há muito o que avançar, mesmo com o que já foi conquistado.

 

A falta de prevenção e de preocupação com uma vida saudável na juventude pode prejudicar no futuro. Na opinião do médico geriatra Paulo Silochi, tentar diminuir o tabagismo, por exemplo, já pode ser um bom começo para uma vida longa e de qualidade. Silochi comenta que ainda não há estrutura adequada às necessidades da pessoa idosa.

 

Publicidade
Publicidade

De acordo com o geriatra, depressão é algo recorrente, muitas vezes por causa das perdas que o idoso e a idosa tem ao longo da vida.

 

Outro ponto de apoio para idosos e idosas é a Pastoral da Pessoa Idosa. A diocese de Palmas-Francisco Beltrão tem a atuação de 800 líderes em 27 paróquias e atendimento a mais de nove mil pessoas com idade avançada.


OUÇA A REPORTAGEM

Publicidade
Publicidade

Publicidade