Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado nesta quarta-feira

Saúde

por Guilherme Zimermann

5c9cab_317ad12cee7d45149efecf1b3bf79eee_mv2_d_2548_2013_s_2
Publicidade

Nesta quarta-feira, 29 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal (sistema nervoso central).

Atingindo cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, jovens e adultos com idades entre os 20 e 40 anos, a Esclerose Múltipla prejudica funções como visão, locomoção e o equilíbrio. Pode ser difícil diagnosticar a doença em seu estágio inicial, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos e o paciente pode ficar meses ou anos sem qualquer sinal da doença. Em casos graves, o paciente pode perder a capacidade de andar ou falar.

A Esclerose Múltipla não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir sua progressão. O tabaco, a falta de exposição solar e os fatores genéticos, são alguns dos motivos que ocasionam a doença. Ainda não há uma forma efetiva de prevenção à doença, no entanto, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente consegue viver sem grandes complicações durante sua vida.

Por Lucas Moraes 

Publicidade