Uma equipe envolvida nos trabalhos da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência Tecnológica (UMIPTT), criada em um convênio assinado entre a Embrapa, a UTFPR e o IAPAR se reuniu na semana passada para traçar o plano de trabalho anual, o modelo de funcionamento e os detalhes da inauguração que deve acontecer durante a semana do dia 20 de junho e marcará o início dos trabalhos. A unidade ficará sediada no câmpus Francisco Beltrão da UTFPR.

Com o desenvolvimento do plano anual, e após a inauguração, dois técnicos da Embrapa deverão iniciar os trabalhos da primeira fase que consistirá em fazer um mapeamento de ativos tecnológicos da região sudoeste nas linhas da cadeia produtiva do leite e de hortifrutigranjeiros. “Em breve haverá o lançamento de um edital de fomento para projetos de pesquisa e transferência de tecnologia nas linhas do projeto. Os recursos do edital são provenientes de uma emenda do deputado federal Assis do Couto”, destacou o diretor-geral da UTFPR de Francisco Beltrão, Alexandre Alfaro.

O projeto deverá contar ainda com a adesão de novas instituições de ensino, pesquisa, extensão e difusão tecnológica. Neste sentido uma comitiva visitou o presidente da Associação dos Municípios dos Sudoeste do Paraná (Amsop), Luiz Fernando Bandeira, apresentando o projeto e reiterando a importância da participação da entidade. Na sequencia o mesmo trabalho foi realizado na Assesoar com entidades representativas da agricultura familiar da região.