Uma vídeoconferência ao vivo prendeu a atenção dos participantes na manhã gelada desta quinta-feira, 28, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). O 1º encontro intitulado “Escute o especialista”, promovido pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae (PA), tirou da cama empresários, gerentes comerciais, comunicadores, entre outros, a acompanharem a palestra com o tema “Marketing e Comunicação”, proferida por Mário Persona, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing. O PA funciona na Acefb de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h30 às 18h.

Com linguagem clara, objetiva e bem-humorada, Mário conseguiu comparar as formas de se comunicar com o passar dos anos e relatou que vivemos na era do conceito. “O século 18 foi da agricultura, o 19 da indústria, o 20 da informação e o atual, 21, do conceito, das emoções, entender o que o cliente quer, se você for ou não empresário”, comenta Mário, residente em Limeira (SP). O encontro foi conduzido pelo consultor do Sebrae, Tarcísio Reinehr.

Aprovaram o encontro

O casal Marcos e Idelaine Bressan, da empresa Bressan Semijoias de Francisco Beltrão, saiu satisfeito com o assunto abordado. No caminho até a empresa deles, comentaram o quanto foi positivo participar do evento. “Sai de lá entendendo que sempre dá para melhorar o que a gente já faz, dá para inovar, criar. A fala do Mário foi simples, conseguimos entender o que ele nos passou”, relata Idelaine. Com base num trecho do filme “A lista de Schindler”, apresentado na videoconferência, Idelaine disse que “a melhor roupa deve ser usada para trabalhar e não apenas para sair comer pizza ou passear. Temos que estar com boa aparência sempre para atender aos nossos clientes e também no dia a dia.”

Marcos entendeu que “comunicação não é o que o vendedor fala na hora de uma negociação, é o que o cliente consegue compreender. Não adianta o vendedor falar por meia sobre um produto, às vezes dois minutos bem declarados já são suficientes”, salienta o empresário.

O 2º encontro com o tema “Vendas” está marcado para o dia 12 de maio, quinta-feira, das 7h30 às 9h30, também na Associação Empresarial. O custo é R$ 20, incluso café da manhã. A videoconferência será proferida por Walberto Fernandes, de São Bernardo do Campo (SP), pós-graduado em Marketing, atuando há 21 anos em gestão estratégica de treinamento, liderança, vendas e gestão do falar em público.