A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (16) a quinta morte provocado pelo vírus H1N1 na região Sudoeste. A vítima é uma mulher de 79 anos que morava em Francisco Beltrão. A confirmação da morte foi publicada no boletim semana da secretaria e confirmada pela chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Jaqueline Ramos, em entrevista à Rádio Onda Sul FM na manhã desta terça-feira (17). As outras quatro mortes aconteceram em Marmeleiro (3) e Chopinzinho (1).

De acordo com a Sesa, do início do ano até agora já foram contabilizados no Estado, 478 casos de influenza. Desses, 446 correspondem ao vírus H1N1. Os números totalizam casos de Síndromes Respiratórias Agudas, que demandam internação do paciente, e Síndromes Gripais, registradas nas 23 Unidades Sentinelas do Paraná.

No mesmo período, além do Sudoeste, foram confirmados 30 óbitos por H1N1: Antonina (1), Curitiba (3), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Rio Azul (1), Foz do Iguaçu (7), Espigão Alto do Iguaçu (1), Campo Mourão (2), Umuarama (1), Maringá (1), Apucarana (2), Londrina (1), Andirá (1), Cornélio Procópio (1) e Toledo (1).

A Secretaria Estadual lembra a comunidade que a vacinação contra a gripe está disponível até sexta-feira (20). Todas as pessoas incluídas nos grupos de risco devem procurar até essa data as unidades de saúde mais próximas.