Na tarde desta quarta-feira (02), familiares de detentos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, se reuniram em frente ao Fórum, na rua Tenente Camargo, na área central da cidade, para protestarem contra a SOE (Seção de Operações Especiais) do sistema prisional paranaense e Depen (Departamento Penitenciário).

De acordo com os manifestantes, o movimento e para chamar a atenção das autoridades, em relação a forma com a qual os detentos vem sendo tratados na penitenciária. Os manifestantes, reclamam que os presos vem sofrendo maus tratos, agressões e humilhações por parte dos agentes do Depen e da SOE.

A equipe de reportagem da Rádio Onda Sul FM, esteve no local e falou com os manifestantes. “Primeiramente, queremos ser ouvidos e dar um pouquinho mais de atenção encima de um fato, o qual, eles estão lá para pagarem as suas penas, eles não estão lá para serem humilhados, torturados e agredidos, da forma que vem acontecendo. Isso não se faz apenas aqui na penitenciária de Francisco Beltrão, isso se faz em todo o sistema carcerário do Paraná. Não estamos aqui para falar para eles não fazerem os trabalhos deles, estamos aqui para pedir que eles sejam éticos e profissionais, da mesma forma que um médico ou um advogado é com o seu cliente ou paciente”. Destacou um dos manifestantes.

Confira o áudio da entrevista na íntegra:

Versão da Direção da Penitenciária de Francisco Beltrão:

Marcos Andrade, gestor regional do Depen e diretor da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, está viajando, mas a equipe da Rádio Onda Sul, falou com ele, por telefone e ouviu a sua versão sobre a situação.

Segundo, Marcos, essa movimentação já estava sendo monitorada a alguns dias. “Ela visa simplesmente questionar os procedimentos de geral, de ronda, de algumas coisas que estão sendo mudadas em todas as penitenciárias já baseando nesse pacote do Ministro da Justiça, Sérgio Moro. Com algumas recomendações dele, inclusive ele estará no Paraná na sexta-feira e creio que já tem também um fundo de ligação nessa situação, nesse movimento levantado”. Ele também comentou sobre maus-tratos dos presos em Francisco Beltrão. “Não tenho informações, qualquer situação que se levanta na penitenciária, a gente manda abrir procedimento, então é um movimento orquestrado no Estado do Paraná, porque hoje as facções criminosas estão sendo isoladas dentro do sistema, perderam força dentro do Paraná”.

Confira na íntegra, o áudio da versão da Direção da Penitenciária de Francisco Beltrão: