Uma breve programação marcou nesta terça-feira (19) as comemorações do Dia do Exército no 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado. Sob o comando do major Coradini, a tropa se reuniu para formatura alusiva a data. O ato contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados.

Na ocasião, foi prestada homenagem com entrega de medalhas à familiares de ex-combatentes, além de uma placa de reconhecimento pelo apoio prestado a instituição ao empresário do ramo das comunicações Augustinho seleski. Além do disso, o comandante do Esquadrão, Major Coradini, fez um agradecimento aos demais colaboradores e principalmente a tropa, que está sempre pronta para servir a comunidade regional.

As comemorações em 19 de abril fazem uma alusão a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação Holandesa, em 1648. Desde então, o Exército é responsável pela segurança da pátria junto as fronteiras. No caso do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, com sede em Francisco Beltrão, cabe a defesa do Brasil na fronteira com a Argentina. “Nossa área de abrangência é de 28 municípios da região, alguns na fronteira com a Argentina. Nos cabe fazer a defesa da nação e também atuar na formação de militares que incorporam todos os anos”, afirmou major Coradini.

Além disso, o Exército também participa de ações e campanhas sociais, leva alimentos e presta atendimentos médicos em todo o País, principalmente em comunidades isoladas onde a população não dispõe de recursos. Aqui em Francisco Beltrão e na região, segundo Coradini, uma das últimas missões sociais do Exército foi o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O 16º Esquadrão conta atualmente com 242 militares ativos, entre oficiais e subordinados.

Fotos: Evandro Artuzi/RBJ