O deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC) será agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão. O projeto que concede a honraria, de autoria do vereador Ivanir Tupi Prolo (PP), foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (23). A Sessão Solene de entrega será no segundo semestre.

Reichembach é beltronense de Nova Esperança, hoje município de Nova Esperança do Sudoeste. Nasceu em dezembro de 1957. Na juventude participou ativamente de movimentos populares e estudantis. Inclusive foi presidente do Diretório Acadêmico Bárbara Zimmermann, da Facibel. Em 1992 iniciou sua carreira política como vereador em Francisco Beltrão. O trabalho realizado em seu primeiro mandato consolidou a sua reeleição.

Na segunda gestão foi presidente da Câmara e da ACAMSOP 13 (Associação das Câmaras do Sudoeste), onde participou de importantes discussões em prol do Sudoeste. Na sequência seu nome foi indicado para vice-prefeito do candidato a prefeito Vilmar Cordasso. A dupla venceu a eleição e assumiu a prefeitura em 2000. Em 2004 veio a reeleição.

No ano de 2008 Reichembach foi eleito prefeito e fez uma gestão marcada por grandes obras e conquistas, principalmente nos setores da saúde e da educação. Na área de infraestrutura sua gestão deu início no projeto do viaduto no bairro São Miguel e o prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro. Em 2014 é eleito deputado estadual. Somente em Francisco Beltrão recebeu quase 18 mil votos, o que demonstra o reconhecimento do seu trabalho como vereador, vice-prefeito e prefeito.

Em seu primeiro ano na Assembleia Legislativa foi o criador da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite e da Lei de instalação de Centros de Zoonoses em sedes de regionais de saúde. Também tem trabalhado de forma incessante para a criação do Aeroporto Regional do Sudoeste, ampliação na Lei de Calcário e inovações na lei de isenção de ICMS em pequenas propriedades rurais. Tupi justifica que a homenagem é justa devido aos relevantes serviços prestados por Reichembach em prol do crescimento e do desenvolvimento de Francisco Beltrão em todos esses anos.