Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Deral prevê queda na produção após geadas nas lavouras de feijão e milho e soja safrinha

Levantamento inicial indica estragos em toda a região sudoeste mas quantitativo deve ser divulgado durante a colheita

Agricultura

por Gil Veigas

WhatsApp Image 2022-05-24 at 14.35.59
Foto: Deral
Publicidade

As geadas registradas nas últimas semanas na região sudoeste do Paraná estão impactando nas atividades de safrinha que foram plantadas no primeiro trimestre de 2022.

Com temperaturas mínimas de 1ºC as geadas foram moderadas e localizadas mas mesmo assim é prevista uma perca nas lavouras que ainda estão em fase de maturação e frutificação.

No sudoeste do Paraná segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), entre os dias 15/01 e 25/03 foram plantados 50 mil hectares de feijão, 110 mil hectares de milho safrinha e cerca de 5 mil hectares de soja.

[Grupo RBJ de Comunicação] Deral prevê queda na produção após geadas nas lavouras de feijão e milho e soja safrinha — Foto: Deral
Foto: Deral

As principais percas devem ser registradas nas lavouras de feijão e milho safrinha mas como os sintomas nas lavouras aparecem apenas cerca de 8 a 10 dias após a geada, os estragos serão quantificados apenas durante a colheita.

Publicidade
Publicidade

Cerca de 50% do feijão já foi colhido e os primeiros levantamentos indicam que estão sendo colhidos cerca de 1.500 a 2 mil quilos por hectare.

 

 

Publicidade