Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Deputados apresentam seus posicionamentos a respeito da proposta do voto impresso

Leandre Dal Ponte, favorável, e Aliel Machado, contrário à PEC, falaram à Rádio Club sobre suas posições.

Política

por Guilherme Zimermann

178832
Leandre Dal Ponte (PV) e Aliel Machado (PSB)
Publicidade

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta semana, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Voto Impresso. Foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção. Como não atingiu o mínimo de 308 votos favoráveis, o texto será arquivado.

A proposta rejeitada, determinava a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos. Com a reprovação, o formato atual de votação e apuração deve ser mantido nas eleições de 2022.

Em entrevista à Rádio Club de Palmas na quarta-feira (11), o deputado federal Aliel Machado (PSB), que votou contrariamente ao projeto, criticou a atuação do governo em torno do assunto, que, segundo ele, tornou-se mais ideológico do que técnico. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Por sua vez, a deputada Leandre Dal Ponte (PV), que votou a favor da PEC, em entrevista nesta sexta-feira (13), considerou que a proposta era um anseio da população, que quer mais transparência na hora da votação. Ouça no player abaixo:

Publicidade