Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Deputado Reichembach destaca importância do Selo Arte para as agroindústrias familiares do Paraná

Certificado permite que produtos coloniais sejam vendidos em território nacional.

Geral

por Evandro Artuzzi

oKhDjPVNUkR2sZ5Oy3inHfV5ygtizI9eKOrvGXvv
Publicidade

Na quarta-feira (9), o deputado Reichembach (PSC) utilizou a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná para se pronunciar sobre a agricultura do estado. Dentre os temas tratados, a situação dos produtores rurais, especialmente os produtores de leite.

Reichembach protocolou na Assembleia um requerimento para ser encaminhado à Secretaria de Agricultura, propondo um auxílio emergencial aos pequenos produtores do Paraná que foram prejudicados pela estiagem.

“A falta de chuva prejudica na produção de insumos para alimentar o rebanho, combinada à alta do dólar e o baixo poder aquisitivo da população, tudo isso afeta diretamente o agricultor”, afirma Reichembach, que é líder do Bloco Parlamentar Agropecuário na Assembleia.

Ainda durante o pronunciamento, Reichembach ressaltou a importância de certificações como o Susaf e o Selo Arte para as agroindústrias do estado. Enquanto o Susaf permite a comercialização dos produtos coloniais em todo o Paraná, o Selo Arte possibilita a venda em território nacional.

Publicidade
Publicidade

“Já conseguimos ver os efeitos positivos nas pequenas agroindústrias que aderiram ao Susaf, e por isso estamos lutando para que o Selo Arte também seja implantado no Sudoeste e em todo Paraná”, afirma.

Reichembach está em contato com a Secretaria de Agricultura e demais órgãos do setor para que o assunto seja debatido e o Selo Arte possa ser implementado nas pequenas agroindústrias certificadas.

SELO ARTE – A certificação é concedida a produtos fabricados de maneira artesanal, que adotem as Boas Práticas de Fabricação – BPF e Boas Práticas Agropecuárias – BPA, e podem vender em território nacional. Por enquanto, os estados que aderiram ao selo foram Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará e São Paulo. (Fonte/foto: Assessoria)

Publicidade