Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de janeiro de 2021
Rádios

Defesa Civil do Paraná registra protocolos de possíveis tornados na região

Cotidiano

por Elvin Santos

TEMPESTADE
Publicidade

A Defesa Civil do Paraná recebeu, na última semana,  abertura de protocolos de possíveis tornados na região. Os fenômenos aconteceram nos municípios de Palmas, Bituruna, Vitorino, Mangueirinha e Pato Branco. Em Palmas um vendaval atingiu a região da Pastamec, no interior do município, na noite de sexta-feira (05). Casas e galpões foram destelhados e parte da estrutura derrubada. Em Bituruna, na quinta-feira (11), árvores foram torcidas e arrancadas e parte da rede de energia elétrica danificada.

Nos demais municípios foram chuvas intensas e ventos, ocasionando derrubada de árvores e transbordo de afluentes. Segundo o comandante da Defesa Civil, Capitão Anderson Gomes das Neves, os protocolos de abertura de atendimento solicitado pelos municípios informaram sobre eventos de tornados. A confirmação depende de confirmação posterior.

O Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR, está analisando os fatos na região através dos registros de seus radares de Monitoramento Hidrometereológico, utilizados para previsão de chuvas e vento, bem como, na detecção de granizo, tempestades e vendavais. Após coleta de dados via satélite e nos locais das tempestades, poderá ter um parecer cientifico dos acontecimentos.

Publicidade