De 15 moradores a mais de 9 mil: a população dos bairros de Palmas
O bairro Lagoão abriga praticamente 20% da população palmense. Já o Vale dos Lagos tem 15 habitantes.
Geral
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou neste mês de novembro, dados da população dos bairros de Palmas, Sul do Paraná, com base nos levantamentos do Censo 2022.
A divulgação confirmou dados que foram levantados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club no mês de junho, que apurou a população dos bairros do município através do cruzamento de dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos e dos agregados por setores censitários.
De acordo com a divulgação recente do IBGE, a população dos bairros de Palmas varia de 15 a mais de 9 mil moradores. O bairro Lagoão abriga praticamente 20% da população palmense. Já o bairro Vale dos Lagos, que compõe um projeto imobiliário recente, é o menos populoso, com 15 moradores, segundo o Censo.
Na contagem realizada pelo IBGE, são apresentados 18 bairros. Porém, segundo o Plano Diretor Municipal, o perímetro urbano de Palmas é constituído por 22 bairros, a partir da criação de quatro novos no Plano Diretor: Área industrial, Eldorado, Pitanga e Universitário.
No ranking dos bairros, de acordo com o Censo, o Centro é o segundo em população, com 5 mil moradores. Em seguida estão São José, São Francisco e Alto da Glória. Na outra ponta, entre os menos populosos, além do Vale dos Lagos, estão Dissenha, Caldeiras e Fortunato.
O IBGE apurou que a população urbana de Palmas é de 43,5 mil, representando 90% de todos os moradores. A população rural é de, aproximadamente, 4,8 mil pessoas, ou 10% dos palmenses.
Na contramão do Paraná, Palmas tem crescimento em sua população rural