O Circuito Cultural Sesi promove o espetáculo “Menestrel, Conta a Imigração do Paraná”da Cia Karagozwk, nas cidades de Capanema, Dois Vizinhos, Pato Branco e Palmas, nesta semana. O espetáculo de bonecos de sombras retrata a trajetória entre o Porto de Paranaguá e Foz do Iguaçu.

No centro do palco, uma grande, bonita e instigante carroça ocupa a cena, que começa com ar de mistério e música.
Surgem Menestrel e Esmeralda, personagens contadores de história que descobrem que aquela bela carroça é fantástica. Os dois são convidados a entrar pela Nona do Bem, criada com boneco de sombras. Essa técnica de teatro ocorre na tela que está no corpo da carroça. Por encanto da Nona do Bem, Menestrel e Esmeralda caem dentro do livro e passam a viajar na história da Imigração do Paraná.
Eles vivem uma verdadeira aventura.

A tela da carroça leva o público aos idos de 1875, no Porto de Paranaguá, onde chegaram os primeiros imigrantes vindos de navio. Os “caçadores de história” enfrentam desafios, mas não desistem da viagem que os leva a Morretes, à construção da estrada de ferro Paranaguá – Curitiba, e os situa no tempo, mostrando o fandango no litoral, a congada da Lapa, passando por Prudentópolis, Araucária, Irati, Carambeí, Colônia Witmarsum, norte do Paraná e terminando na região de Foz do Iguaçu, as “Terras do Paiquerê”, conforme são denominadas pelos Caingangues e Guaranis.

  • Compartilhe no Facebook

Chegando à última página do livro, nossos aventureiros encontram a Nona do Bem que os saúda e agradece pela viagem que os levou a descobrir que o Paraná é um verdadeiro caldeirão cultural e se formou a partir da vinda de imigrantes de várias etnias, que trouxeram junto com a bagagem suas crenças, trejeitos, cheiros, aromas, tradições, sabedoria popular e muita diversidade.

Embora o público-alvo sejam as crianças, o espetáculo tem potencialidade para reunir toda a família, chamando atenção tanto pela temática, como pelo interesse pelo teatro de sombras, que, apesar de milenar, ainda hoje desperta muita curiosidade.
O CIRCUITO CULTURAL DO SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:
• Capanema:
Data: 15 de outubro, às 14h30
Local: Centro de Eventos Martinho Lutero – anexo ao parque de exposições – Avenida Ubiratã, 614, Bairro Santa Cruz
• Dois Vizinhos:
Data: 16 de outubro, às 14h
Local: Centro Cultural Arte e Vida – Avenida Dedi Barichello Montagner, 760, Centro
• Pato Branco:
Data: 17 de outubro, às 19h
Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco – Rua Xingu, 833, Bairro Amadori
• Palmas:
Data: 18 de outubro, às 20h
Local: Centro Cultural Dom Agostinho Sartori – Avenida Clevelândia, 521, Centro
Valor: Ingresso solidário – 1kg de alimento não perecível.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Observação: os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria dos espaços, no dia da ação, uma hora antes do espetáculo (espaços sujeitos a lotação). O Sesi Cultura receberá a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia das apresentações.