A Biblioteca Pública – Santos Dumont, de Palmas, Sul do Paraná, sediou nesta semana uma oficina integrante do projeto “de Caso com a Palavra”. A iniciativa, que está em sua segunda edição, visa a formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de duas ações: oficina de formação de mediadores e o fórum sobre leitura e literatura.

De acordo com a idealizadora do projeto, a escritora Cléo Busatto, através desse trabalho, busca-se formar mediadores que tornem a literatura  mais acessível e parte do cotidiano. “Durante as minhas exposições, eu busco a sensibilização dos participantes para a importância da leitura da literatura e como ela pode servir de instrumento de formação do indivíduo”, explica.

O projeto integra ainda as metas do Plano Estadual de de Livro, Leitura e Literatura (PELLL). Durante três dias, profissionais da área educacional e cultural do município passaram por capacitações  através de uma série de atividades, principalmente na integração da palavra falada e da palavra escrita às diversas áreas de conhecimento.

Cléo Busatto é escritora, contadora de histórias e especialista em literatura infantil e juvenil. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Transdisciplinaridade (Cetrans). Investiga a narração oral no meio digital e produz softwares educativos. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o Bologna Children’s Book Fair.