Foi lançado na última terça-feira(09) o livro Um Rio por Testemunha, que resgata fatos políticos históricos ocorridos no município de Clevelândia, sudoeste do Paraná. De autoria de Nilton Luiz Pacheco Loures e Guibarra Loureiro de Andrade, a obra discorre sobre a tentativa de invasão da cidade de Clevelândia por destacamentos da “Coluna Prestes”  e do conflito sangrento em território clevelandense, entre 1925 e 1940.

Foto: guiaclevelandia
  • Compartilhe no Facebook

Foto: guiaclevelandia

Conforme publicação do  guiaclevelandia, o livro narra combate travado próximo da Cachoeira do Rio São Francisco, no Distrito de São Francisco de Sales, entre as forças legalistas comandadas pelo Cel. Fermino Paim Filho, auxiliados por cidadãos comuns moradores da cidade integrantes do Batalhão de Voluntários Republicanos Clevelandenses liderados pelo Ten. Jesuíno de Siqueira Bello e  de outro lado, o destacamento das forças revolucionárias, tendo a frente o Cel.Fidencio de Melo, sob as ordens do líder revolucionário gaúcho Luiz Carlos Prestes.

No relato de um dos autores, o professor universitário e advogado, Nilton Luis Pacheco, desde a sua infância ouviu  de seu avô as histórias do combate do Rio São Francisco. Em companhia do professor e escritor, o também clevelandense Guibarra Loureiro de Andrade, decidiram realizar uma pesquisa sobre o evento,  que até então era contado apenas através de fontes orais, sem qualquer registro bibliográfico. Salienta Pacheco,  que a obra não visa reconhecimento literário, mas sim um registro cultural de um fato  histórico tão relevante para município.

O livro será vendido no valor de R$ 30,00  e parte do valor será doado a uma instituição municipal.Foram produzidas inicialmente cerca de 300 unidades, e serão vendidas em todo o sudoeste do Paraná.