• Compartilhe no Facebook

Antonelli acumula em seu currículo passagens por veículos como Diário da Manhã, Jornal da Manhã e Gazeta do Povo. (Foto: Reprodução Facebook)

O jornalista palmense Diego Antonelli, juntamente com Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Alan Fernando de Almeida e Samara Machado, lança nesta quinta-feira (25), na Livraria Vertov, em Curitiba, o livro “Vindas: Memórias da Imigração”. A proposta da obra é recuperar fragmentos da formação social e cultural do Paraná, um estado caracterizado pela imigração de quase 30 etnias diferentes.

A partir de diferentes histórias de vida, o livro conta a saga, as dificuldades e os obstáculos superados pelos imigrantes na região dos Campos Gerais. A obra também explica uma breve história das razões dos processos imigratórios de cada uma dessas sete etnias para o Paraná. O objetivo para os próximos anos é produzir um segundo volume, contando histórias de imigrantes de outras etnias.

O livro foi produzido através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o apoio da MacPonta Agro. Todas as escolas da rede pública de ensino da região receberam gratuitamente o livro, como forma de democratização de acesso à cultura.

Nascido em Palmas, Sul do Paraná, em 1985, Antonelli mudou-se para Ponta Grossa, onde formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual (UEPG). Em 2016, lançou o livro Paraná: Uma História. A obra traz uma série de reportagens contando a história do Estado, através da releitura dos fatos e procura divulgar e mostrar a história do Paraná para os mais diferentes públicos.