Dia 28 de maio, entre 0h às 21h, foi realizado o Dia do Desafio em Francisco Beltrão, coordenado pelo Sistema Fecomércio SESC/Senac com a parceria da Prefeitura. Além de Francisco Beltrão, também participaram mais 21 municípios do Sudoeste do Paraná, tendo por objetivo o incentivo a prática de atividades físicas. O Dia do Desafio é um evento realizado mundialmente e acontece sempre na última quarta feira de maio.

O evento em Francisco Beltrão contou com uma programação atrativa e teve como base o Calçadão Central, das 08h30 às 18h00. Após a solenidade de abertura ocorreu a tradicional corrida das autoridades e várias apresentações artísticas.

Além da pratica da atividade física, a campanha deste ano promoveu uma competição amigável entre as cidades participantes, buscando mobilizar o maior número de pessoas. Francisco Beltrão, com uma população de mais de 80 mil habitantes, registrou a participação de 45,28% contra apenas 8,01% da cidade de Salama, na Guatemala, com 53.579 habitantes. A média de participação das 22 cidades da região coordenada pelo SESC/Francisco Beltrão foi de 49,02%.