Frio, blusa, pinhão e quem saiba um quentão. Aos poucos o mês de junho está se aproximando e com ele as tradicionais festas juninas, repletas de danças, trajes típicos, comidas e muita diversão. Mas se existe uma festa que é conhecida no Brasil por ter a maior fogueira de São João, o local é aqui no sudoeste do Paraná. O município com pouco mais de 10 mil habitantes e que leva o mesmo nome do padroeiro, se prepara para receber pessoas de várias cidades entre os dias 18 a 22 de junho.
Este ano acontece também a segunda dição da ExpoSão João, que pretende destacar o comércio local. “Este ano em parceria com a Igreja Católica e junto com a Associação Comercial e Empresarial São João, vamos poder fazer a nossa feira”. Comenta o prefeito Altair José Gasparetto (Vadeco).
A festa será realizada no Centro de Eventos do município. Aos poucos a fogueira vai sendo erguida e o parque recebendo as modificações necessárias para receber o grande público que irá acompanhar a festa. “Esse ano vamos fazer cinco dias de festa, começando dia 18 e terminando dia 22 de junho. Queremos deixar na história do nosso município poder fazer uma festa bonita, uma festa reconhecida a nível de Brasil. E já começamos a construção dela, dentro de 15 dias a fogueira deve estar pronta”. Salienta Vadeco.
Dentre os shows programados para este ano destaque para João Neto e Frederico (dia 18) e Milionário e José Rico (dia 21). O município comemora neste ano 54 anos no dia 25 de julho, mas devido a antecipação das festividades a data será comemorada no dia 22 de junho, quando acontece o encerramento do evento.