Um dos mais significativos fatos sócio-políticos da região, a Revolta dos Posseiros, será destacada na programação da TV Sudoeste, na noite desta sexta-feira(16), às 20h30 e  reprise neste sábado(17) às 10h00. Trata-se da exibição do documentário produzido pelo Diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação(RBJ), Pe Valdecir Bressani, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) na graduação em Jornalismo.

O vídeo, com cerca de 30 minutos, retrata a atuação do radiojornalismo no movimento sobre a disputa de terras  entre o governo estadual, federal, companhias, colonos e posseiros no Sudoeste do Paraná.

  • Compartilhe no Facebook

O auge dos conflitos aconteceu entre setembro e novembro de 1957 quando os colonos e posseiros, organizados, expulsaram as companhias de terras. Sem impressos,  as recém-criadas rádios Colméia de Pato Branco, atual Rádio Celinauta e Francisco Beltrão, atual Princesa, foram responsáveis pela divulgação das notícias sobre os eventos da época.

O telespectador  terá a oportunidade de acompanhar o relato histórico/científico com depoimentos e testemunhos de comunicadores, agentes políticos e sociais da época que estiveram de algum modo envolvidos no movimento social, considerado decisivo para o processo de colonização do Sudoeste do Estado.

O Diretor do Grupo RBJ de Comunicação, Pe. Valdecir Bressani, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia,  com especializações em Teologia Pastoral e Metodologia do Ensino Superior,  Mestre em Comunicação apresentou  o vídeo na primeira banca de Jornalismo em Educação a Distância(EAD) do Brasil.

“O Radiojornalismo na Revolta dos Posseiros” foi tema de conclusão de curso pelo Diretor do Grupo RBJ de Comunicação