A comemoração da Independência do Brasil em Chopinzinho, sudoeste do Paraná, contou com o resgate do desfile cívico, o qual não era realizado há alguns anos. Após percorrer a principal avenida da cidade, a população acompanhou no Centro Esportivo Municipal apresentações alusivas à data com os alunos da rede municipal de ensino.

A comunidade acordou cedo para acompanhar a programação do feriado, segundo diz a Secretária Municipal de Educação, Édina Accorsi, “ficamos muito felizes com a participação da população chopinzinhense, de todas as escolas, entidades envolvidas”.

Resgatar o desfile era um pedido da população, pois o município tinha a tradição até a década de 90, destaca o prefeito interino Rogério Masetto, “as pessoas da comunidade pediam para que fosse feito novamente a caminha cívica. Infelizmente com o curto espaço de tempo que a gente teve, gostaríamos de trazer mais atrações”.

Cinco escolas e o Grupo Farrancho Missioneiro se apresentaram pela manhã. Toda a programação durou pouco mais de duas horas.