Os 35 componentes de um seleto grupo do CTG Recordando os Pagos, de Francisco Beltrão, embarcaram na manhã desta terça-feira para uma viagem que terá como destino Portugal. Formado por integrantes da invernada adulta, juvenil e veterana, o grupo de danças representará o Brasil no Festival Internacional de Folclore de Barcelinhos e no Rancho Regional de Fânzeres, ambos em terras lusitanas.

 Nas malas, não faltaram indumentárias tradicionalistas e pacotes de erva-mate e a responsabilidade de representar o país no exterior. Segundo a patroa do CTG, Delcir Scolari, há quatro meses que o grupo vem ensaiando as danças que executarão na Europa. “É uma responsabilidade grande representar o Brasil no exterior, todos se dedicaram para fazer o melhor”, diz.

O grupo executará performances das chamadas danças birivas, que incluem a dança dos facões, chula e chico do porrete, além de samba e forró, que, por não ser especialidade do CTG, contará com a participação de dois profissionais de fora.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, que está apoiando a viagem, destacou que é importante incentivar a divulgação das especificidades da região, que tem forte influência gaúcha. “É muito bom ver que essa cultura tão bonita, que é a gaúcha, é valorizada e estará sendo evidência mesmo fora do país”, disse.