A Comunidade Quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, o Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira e a Escola Municipal São Sebastião, de Palmas, estão realizando nesta quarta-feira (20), o 10º Encontro da Consciência Negra. No evento, uma série de trabalhos artísticos e culturais desenvolvidos pelos alunos da instituição foram expostos.

O Encontro também é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, a maior liderança negra da história brasileira.

A organização destaca que eventos do gênero são oportunidades de a comunidade quilombola mostrar a sua cultura e os seus costumes e defender a luta pelos seus direitos.

Durante o Encontro, lideranças quilombolas das comunidades Adelaide Maria Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira  falaram sobre a importância de defender e lutar pelo reconhecimento dos direitos de todos os cidadãos, independente da cor da pele.

Os trabalhos apresentados no Encontro são desenvolvidos durante todo o ano letivo pelos alunos do Colégio Quilombola, tendo a semana do dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – como principal data do calendário letivo da instituição.

Fotos: Guilherme Zimermann/RBJ