Em comemoração a Semana Farroupilha, o Colégio Bom Jesus de Palmas, realizou na sexta-feira (13), várias atividades com apresentações culturais, e resgate histórico. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos (1835 – 1845), que eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira.

O professor de história, Fábio Pilati, que coordenou os trabalhos, relata que sua primeira preocupação foi trabalhar o conteúdo em sala de aula, visto que é matéria existente em período regencial dos alunos, após, incentivar os alunos levar para pratica. As atrações se dividiram em grupos com apresentações artísticas, estenderes com produtos que simbolizam a tradição gaúcha, além de comidas típicas e painéis que demonstravam a histórica revolução.

Conforme o professor Fábio, na região, a cultura gaúcha é favorecida, uma vez que o gauchismo é vivenciado o ano inteiro, através dos eventos voltados ao que se remete os tempos de luta. “O gaúcho não é somente aquele que nasce no Rio Grande do Sul, ser gaúcho é um estado de espírito, independente se ele está de calça jeans ou de bombacha. Aquele que se utiliza dos elementos e traz em sua essência o gauchismo, tradicionalismo, e suas crenças, é um dos que são reverenciados com a historia no decorrer desta semana”, afirma Pilati, que também representa a cultura gaúcha no município.