O mês de setembro é marcado pelas festividades tradicionalistas em todo o Sul do País. Na maioria das cidades são realizadas atividades da Semana Farroupilha, envolvendo CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), MTGs (Movimentos de Tradições Gaúchas) e demais grupos que cultivam a tradição.

Em Chopinzinho, as comemorações são organizadas pelo grupo Farrancho Missioneiro, que promove a festa da integração, nesse ano chegando a nona edição. A programação começa às 06h45 da manhã, com uma mateada no estacionamento do Supermercado Cenci. Logo em seguida, as 8 horas, o grupo participa do desfile cívico até o Ginásio de Esportes. Após, as atividades serão concentradas no Galpão do Grupo, na comunidade de Samambaial, próximo do perímetro urbano. No local, as 10h30 da manhã, será celebrada Missa Crioula, com transmissão pela Extra FM.

Ao meio dia tem almoço a base de costelão, frango e acompanhamentos. A compra do ingresso dá direito a um ingresso para o matinê que começa a partir das 14 horas, com animação do Grupo Mistura Fandangueira, de Chopinzinho. Também na oportunidade, os participantes do almoço poderão acompanhar algumas apresentações da Invernada Artística do Grupo Farrancho Missioneiro.

Interessados em participar do evento, deve adquirir os ingressos antecipadamente com os membros do grupo. O valor do ingresso é de R$ 30, com direito a participar do matinê.