O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.

Claro que o foco principal do Natal deve ser o nascimento de Jesus, mas existe outro personagem que também tem um significado importante nessa data. O Papai Noel. Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d. C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Distribuindo presentes, doces e carinhos, o Papai Noel faz a alegria das crianças durante o Natal.

Há oito anos, o aposentado, Antonio Carlos Bozio, residente em Francisco Beltrão se caracteriza como o bom velhinho. Atualmente ele é requisitado em várias cidades do Sudoeste Paranaense e também do Oeste de Santa Catarina. Somente neste ano de 2019 ele fez nove aberturas de Natal nos municípios da região e eventos beneficentes. O beltronense é atualmente considerado o Noel mais popular do Paraná.

Na última sexta-feira (20), Bozio, caracterizado de Papai Noel, participou do programa Onda News, que vai ao ar diariamente pela Rádio Onda Sul FM. Durante entrevista ele falou sobre a sua trajetória como o bom velhinho e explicou o verdadeiro significado do Natal. “Minhas crianças, Papai Noel veio trazer alegria, entretenimento, luz e choro, mas Jesus Cristo veio trazer vida. Nunca esqueçamos, o aniversário é de Jesus, mas quem ganha o presente somos nós!”

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: