Estudo arqueológico na área da influência da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Alto Chopim, projetada para construção entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, identificou cerca de dez gravuras rupestres.

  • Compartilhe no Facebook

Fotos: Espaço Arqueologia

Além das gravuras, a pesquisa revelou mais dois sítios pré-coloniais compostos por vestígios materiais líticos e fragmentos de cerâmica, também identificados na margem esquerda do Rio Chopim. De acordo com a equipe de arqueólogos que atua no local, as gravuras chamam a atenção pelas formas geométricas como círculos e linhas, elaboradas com a técnica de picotado em um afloramento rochoso que se estende sobre uma porção da margem do rio.

A identificação do patrimônio arqueológico ocorreu durante a etapa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, que faz parte do processo de licenciamento ambiental da PCH Alto Chopim. Nesta etapa, o principal objetivo é avaliar as áreas de influência do empreendimento por meio de pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo.

Conforme a empresa Espaço Arqueologia, responsável pelos estudos, os resultados obtidos confirmam, mais uma vez, o alto potencial arqueológico da área onde foi realizado este estudo, indicando que a região foi amplamente ocupada por populações de caçadores antigos e por grupos ceramistas em tempos mais recentes. Após orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a pesquisa poderá entrar em uma nova etapa em busca de entender um pouco mais sobre os grupos humanos do passado que ocuparam a região.

A construção de empreendimentos energéticos na região tem proporcionado diversas descobertas arqueológicas. Durante o levantamento do patrimônio arqueológico para a construção da PCH Foz do Estrela, em Coronel Domingos Soares, também foram encontrados sítios arqueológicos. Conforme um dos pesquisadores, Jedson Francisco Cerezer, foram detectados indícios da presença humana na região há mais de 1,6 mil anos.

+ Encontrados sete sítios arqueológicos em área de construção de PCH