Nos últimos dias, o município de Abelardo Luz, recebeu equipes de filmagem e elenco do filme “Lua em Sagitário”, que ao narrar a história de dois jovens, busca retratar contextos culturais da região oeste de Santa Catarina marcada pela vida rural e a reforma agrária. Várias cenas foram gravadas no acampamento Euclides dos Santos Rodrigues(KIDE); nas quedas do Rio Chapecó e na SC 155 na comunidade de Passo das Antas, rodovia que liga o município a Bom Jesus e Xanxerê.

Conforme a ficha técnica da produção, no roteiro de imagens  estão  ainda municípios catarinenses de Florianópolis, Dionísio Cerqueira, Princesa e Urubici. O longa conta a história de amor e aventura de um casal de jovens, apaixonados por rock. Ana e Murilo sonham em participar de um festival de bandas independentes na capital catarinense, para onde se dirigem de motocicleta desde a fronteira com a Argentina passando por Abelardo Luz. Lua em Sagitário é vencedor do prêmio Ibermedia, programa de estímulo à produção de filmes ibero-americanos e terá um investimento R$ 200 mil

O filme é protagonizado pelo ator global Fagundes Emanuel – Mosca da novela Geração Brasil, e pela atriz Manuela Campagna. É dirigido por Márcia Paraíso e coproduzido com a Argentina. O filme conta ainda com a participação do ator franco-argentino Jean Pierre Noher – o chef Pierre Bonnet da série global O Rebu. A atriz catarinense Andrea Buzato, recém-premiada no Festival de Gramado, é a mãe da protagonista Ana. Outras participações são da atriz baiana Ana Cecília Costa, a Gaia da novela Jóia Rara e do ator catarinense Chico Caprario.