Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de setembro de 2021
Rádios

‘Culpa é da alta do dólar’, diz Ratinho Junior sobre preços dos combustíveis

Governador afirmou que “não é preciso ser muito inteligente” para entender motivos da elevação dos preços.

Política

por Guilherme Zimermann

DSC_0449
Foto: Guilherme Zimermann/RBJ
Publicidade

Têm sido recorrentes as declarações do presidente da República de que a culpa dos altos preços dos combustíveis é dos governadores dos Estados, que estariam elevando as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O imposto é cobrado em cima do preço do combustível calculado por meio do valor médio ponderado ao consumidor final, reajustado a cada 15 dias. Cada Estado tem competência para definir a alíquota. Durante visita ao município de Palmas na última semana, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, foi questionado pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club sobre o assunto. Ouça no player abaixo:

Ele afirmou que “não é preciso ser muito inteligente” para entender que alta dos combustíveis se deve à política de preços adotada pela Petrobras. Desde julho de 2017, a petrolífera brasileira baseia o valor do barril de petróleo em dólar para fazer reajustes na gasolina nacional. Quando o dólar está alto, o preço do barril de petróleo também sobe, impactando diretamente no combustível no Brasil. “Como é que é culpa do governador, se o ICMS não aumenta no Paraná faz seis anos?”, questionou Ratinho Junior.

Publicidade
Publicidade

Uma das causas para a elevação do dólar, na análise do governador paranaense, é a instabilidade política e econômica do país. “Esperamos que o Brasil tenha estabilidade, tenha paz política entre os poderes, porque aí conseguimos ter uma economia pujante”, considerou.

Publicidade