Cresol celebra 30 anos com mais de 1 milhão de cooperados e presença em 19 estados brasileiros
Presidente da Cresol Tradição, Luiz Carlos Colombo, destaca trajetória de superação, crescimento e impacto social
Economia
Nesta terça-feira (24), o sistema Cresol comemora 30 anos de fundação. Criada em 1995 por 27 agricultores pioneiros do Sudoeste do Paraná, a cooperativa nasceu com o propósito de oferecer acesso ao crédito a pequenos produtores rurais que estavam excluídos do sistema bancário tradicional. Hoje, a Cresol se consolida como a terceira maior força do cooperativismo de crédito do Brasil, com mais de 1 milhão de cooperados, 10 mil colaboradores e presença em 19 estados.
Em entrevista a Rádio Onda Sul FM, o presidente da Cresol Tradição, Luiz Carlos Colombo, destacou o orgulho da instituição por suas raízes e a importância da data. “Hoje é um dia de festa para o sistema Cresol. São 30 anos de grandes desafios, mas também de grandes conquistas. A Cresol nasceu aqui no Sudoeste e é motivo de muito orgulho para todos nós ver no que ela se transformou”, afirmou.
Segundo Colombo, o diferencial do sistema sempre foi o relacionamento humano e o foco no desenvolvimento das comunidades. “A Cresol surgiu com o olho no olho, a conversa direta. Valorizamos as pessoas, o cooperado é o nosso maior patrimônio. E é graças a essa confiança que crescemos mais de 30% ao ano”, destacou.
Além da atuação presencial, a Cresol também ampliou seus serviços para o ambiente digital, mantendo, porém, a proximidade como prioridade. “Hoje temos plataformas digitais, atendimento moderno, mas sem abrir mão da essência: estar presente na vida do cooperado e nas comunidades onde atuamos”, disse o presidente.
Colombo relembrou a própria trajetória como símbolo do que o cooperativismo representa. “Sou cooperado há 28 anos. Entrei como agricultor familiar, em busca de crédito. Fiz meu primeiro Pronaf pela Cresol. Jamais imaginei que me tornaria presidente. Tive que me desafiar, buscar formação. Cresci com a Cresol. E essa história é parecida com a de milhares de cooperados que também evoluíram junto com o sistema”, contou emocionado.
Para o presidente, o modelo da Cresol se consolidou como um projeto de vida para muitas famílias. “Hoje, temos filhos e netos de cooperados que seguem na cooperativa. Isso mostra que a Cresol virou parte da história das pessoas, um legado que se transmite entre gerações.”
Colombo finalizou a entrevista reforçando o compromisso da Cresol com o desenvolvimento coletivo. “O cooperativismo é a melhor ferramenta para crescer com igualdade. Tudo o que geramos em uma comunidade é reinvestido nela. Isso gera riqueza, gera desenvolvimento. E é isso que queremos seguir fazendo pelos próximos 30 anos e muito mais.”