Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de outubro de 2021
Rádios

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir quedas na colheita do pinhão

Cintos, cordas de segurança e capacetes são equipamentos básicos para evitar acidentes.

Segurança

por Elvin Santos

COLHEITA DO PINHÃO
Publicidade

A colheita e venda de pinhão no Paraná estão liberadas desde a última quinta-feira dia (1º). Muitas pessoas já estão atrás do fruto que pode trazer uma renda extra para família, além de serem consumidos de diversas maneiras, a mais comum, o pinhão assado na chapa. Contudo, a recomendação do Instituto Água e Terra do Paraná é para que se espere os frutos caírem para então ser feita a coleta.

Neste período de colheita aumentam os números de acidentes ocasionados pelas quedas dos Pinheiros. O despreparo, e a falta dos equipamentos de segurança podem levar as vítimas a sérios danos em uma queda, visto que a maioria das Araucárias são de grande porte, algumas, dependendo de sua idade, podem medir mais de 20 metros de altura.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Palmas, Sargento Clovis Maccari, orienta a população que ao subir nas árvores seja observado os requisitos da NR-35. Esta Norma estabelece as medidas mínimas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considerando trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. “Cintos, cordas de segurança e capacetes são equipamentos básicos para evitar acidentes”, pontua o sargento.

Em casos de queda, a orientação do Corpo de Bombeiros é para que a vitima não seja removida do local, evite-se a realização de procedimentos com movimentação corporal para verificar os possíveis ferimentos, o que pode trazer danos ainda maiores a saúde. O acionamento da corporação pode ser realizado através dos telefones 193, ou (46) 3263-7193. Ouça no player

Publicidade
Publicidade

Publicidade