Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de outubro de 2021
Rádios

Corpo de Bombeiros do Paraná comemora 109 anos

Em média, são 300 mil ocorrências por ano no Estado

Segurança

por Angela Maria

news_interna_IMG_8187
Apresentação do Corpo de Bombeiros na rua XV de Novembro. Foto: Cabo Daniel Meneghetti
Publicidade

O Corpo de Bombeiros do Paraná completa 109 anos nesta semana e a marca foi celebrada com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba. A corporação foi criada no dia 8 de outubro de 1912 (Lei nº 1.133) pelo presidente da Província do Paraná, Carlos Cavalcanti de Albuquerque.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, disse que a corporação atende, em média, 300 mil ocorrências por ano em todo o Paraná, desde acidentes de trânsito, afogamentos, resgates complexos, entre outras diversas situações de emergência. “Estamos sempre prontos para interceder pelos paranaenses, é isso que o Corpo de Bombeiros tem feito ao longo desse centenário”, disse.

“Não só o Corpo de Bombeiros, mas a Polícia Militar e toda a sociedade tem muito a agradecer pelos relevantes serviços prestados, pelas inúmeras vidas que foram salvas pelas mãos desses homens e mulheres que nos enchem de orgulho”, disse o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

HISTÓRIA – O Corpo de Bombeiros foi concebido nos moldes de regimentos dos salvadores de Paris, que eram militarizados e estruturados como arma de engenharia. No Brasil, a história começa em 1856.

Publicidade
Publicidade

Um Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra).

Em 1880, a corporação passou a ter organização militar e foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

No Paraná, foi criado pouco depois, em 1912. Atualmente o Corpo de Bombeiros conta com três comandos regionais, 12 grupamentos, seis subgrupamentos independentes e o Grupo de Operações de Socorro Tático. (AEN)

Publicidade