Menu Últimas Notícias
Grupo RBJ de Comunicação
Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação,
15 de agosto de 2022
RÁDIOS

Coronel Domingos Soares inicia projeto para ampliação de áreas de preservação ambiental

Projeto de parceria público-privada prevê possibilidade da extração de erva mate nas áreas de reserva.

Meio Ambiente

por Guilherme Zimermann

281850063_499052611950886_2767235557657188633_n
Foto: Assessoria de Comunicação/CDS
Publicidade

O Departamento de Meio Ambiente de Coronel Domingos Soares iniciou um projeto para ampliação de suas áreas de preservação ambiental, através da criação de Reservas Extrativistas.

O diretor do departamento, Rodrigo Muller Gheno, explica que essas reservas são espaços protegidos, mas que podem ser utilizados para a extração de erva mate e outras culturas, garantindo a geração de renda aos proprietários e a arrecadação de ICMS Ecológico pelo município. Ouça no player abaixo:

Em 2021, o município adquiriu 533 hectares para a criação de duas unidades de conservação, com o objetivo de aumentar a arrecadação com o recebimento do chamado ICMS Ecológico. Até o fim deste ano, a previsão é receber aproximadamente R$ 600 mil.

Publicidade
Publicidade

Explica o diretor de meio ambiente que a criação das Reservas Extrativistas ocorre a partir de uma parceria entre poder público e proprietários. Não há venda das áreas. Os proprietários podem seguir com determinadas atividades e recebendo uma porcentagem do ICMS gerado pela área. Ele afirma que nessa modalidade, 40% do território do município pode ser cadastrado no programa.

Os proprietários de áreas interessados em conhecer o programa e fazer o cadastramento de suas propriedades podem procurar o Departamento de Meio Ambiente, localizado na prefeitura municipal.

Publicidade