Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Contribuintes palmenses já podem pedir revisão de valores do IPTU

Prefeitura de Palmas irá devolver valores pagos a mais em 2024 e atualizar cobranças de 2025.

Economia

por Guilherme Zimermann

iptu_palmas
Publicidade

Os proprietários de terrenos com mais de 500 metros quadrados já podem solicitar a revisão dos valores do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) junto ao Departamento de Tributação da prefeitura de Palmas, Sul do Paraná. Para quem quer pagar o imposto de 2025 à vista, com desconto de 10%, o prazo para pedido de revisão termina na próxima segunda-feira (17).

A Câmara de Vereadores está finalizando a votação de um projeto de lei que corrige a fórmula de cálculo do IPTU. Após a atualização do Código Tributário Municipal, em 2022, foi verificado um erro na fórmula de cálculo do imposto, que elevou expressivamente o valor do IPTU para terrenos acima de 500 metros quadrados.

Os proprietários deste tipo de imóvel poderão solicitar a restituição dos valores pagos a mais em 2024 e também a correção dos carnês de 2025. O secretário municipal de finanças, Thiago dos Santos Oliveira, explica que o setor de protocolo da prefeitura já está à disposição para os pedidos de revisão e restituição de valores.

Para os contribuintes que pagaram o IPTU de 2024, a orientação é que procurem a prefeitura municipal e realizem o protocolo, solicitando a revisão do valor pago. Os setores competentes irão analisar caso a caso, aferindo o valor pago a mais pelo cidadão, colocando o pagamento na ordem cronológica para a devolução do dinheiro.

Solicitando a revisão de 2024, será realizada também a análise dos valores de 2025, com a emissão de um novo carnê de IPTU. Salienta o secretário que o contribuinte deve realizar o pedido de revisão através de protocolo, seja presencialmente na prefeitura, seja por telefone (3263-7000), ou através do site da prefeitura municipal.

Os proprietários de imóveis que desejam realizar o pagamento do IPTU 2025 à vista e com o desconto de 10%, o prazo para pedido de revisão segue até a próxima segunda-feira (17). Após esse prazo, a revisão poderá ser solicitada normalmente, mas sem a possibilidade do desconto para pagamento à vista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade