Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Consórcios são inabilitados em licitação para obras na PRC-280

Empresas não cumpriram com a totalidade das exigências da licitação.

Trânsito

por Guilherme Zimermann

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Dois consórcios interessados em conduzir as obras de ampliação da PRC-280 tiveram suas propostas inabilitadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). As empresas poderão apresentar recursos sobre a decisão do órgão.

O processo licitatório prevê ampliações de capacidade de tráfego, com terceiras faixas, e melhoria da sinalização viária no trecho entre Palmas e Marmeleiro. Dois consórcios apresentaram propostas: Consórcio Dalba/Traçado (Dalba Engenharia e Empreendimentos / Traçado Construtora), que orçou a obra em R$ 28,33 milhões, e Consórcio Construtor PRC-280 Marmeleiro (Compasa do Brasil e Gaissler Moreira Engenharia), cujo proposta foi de R$ 27,69 milhões.

Após análise das propostas, o DER inabilitou os dois consórcios por ambos não cumprirem com a totalidade das exigências da licitação. Os interessados poderão apresentar recursos administrativos, para que o Departamento finalize o processo licitatório.

Outro processo licitatório relativo a obras na PRC-280 em andamento é o que prevê a contratação de empresa para elaborar os projetos e executar as obras de restauração do trecho entre Palmas e o Trevo do Horizonte utilizando concreto de cimento.

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Esse processo teve inicio em 2020, sendo prorrogado por duas vezes. As propostas deverão ser abertas nesta quinta-feira (14), 14h, através do sistema de licitações do Banco do Brasil – www.licitacoes-e.com.br.

A licitação acontece na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), permitindo a elaboração do projeto e a execução da obra em um mesmo contrato, utilizando inovações tecnológicas.  O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 15 meses. Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra. Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico.

No edital, consta a informação de que foi elaborado estudo comparativo entre as possíveis soluções de restauração. Considerando a restauração em pavimento asfáltico nas pistas e acostamentos do trecho, o custo estimado ficou em torno de R$160.000.000,00. Como a rodovia encontra-se deteriorada seria necessário a reconstrução total ou parcial das camadas de sub-base, base e revestimento ou o método de reciclagem completa das camadas.

Por outro lado, aponta o DER, na solução em pavimento de concreto, é possível utilizar as camadas existentes da pista como base, executando reforço apenas nas áreas de acostamentos. Neste tipo de solução, considerando a execução da placa de concreto nas pistas e acostamentos, o custo estimado para a restauração do trecho é em torno de R$120.000.000,00.

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