Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
15 de maio de 2026
Rádios
Publicidade

Conselho Municipal de Saúde de Francisco Beltrão inicia reuniões itinerantes para fortalecer a participação popular

Encontros levam debates sobre saúde às comunidades e incentivam envolvimento da população

Saúde

por Deise Bach

WhatsApp Image 2026-04-22 at 17.28.26
Foto: Divulgação
Publicidade

O Conselho Municipal de Saúde de Francisco Beltrão iniciou um cronograma de reuniões itinerantes com o objetivo de aproximar a gestão pública da comunidade. O primeiro encontro ocorreu no dia 22 de abril de 2026, na comunidade de Ponte Nova do Cortegipe, reunindo conselheiros e moradores para discutir temas relacionados à saúde local.

A iniciativa surgiu após a constatação de que parte da população ainda desconhece o funcionamento do conselho e sua importância na definição das políticas públicas de saúde. Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre a atuação do órgão, incluindo a análise de pautas, decisões e a liberação de recursos.

Além do caráter informativo, o encontro também priorizou a escuta das demandas da comunidade. As sugestões e necessidades levantadas pelos moradores devem contribuir para a construção da 14ª Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de alinhar as decisões às reais demandas da população.

Com a avaliação positiva da primeira edição, o conselho pretende ampliar as reuniões itinerantes para outras comunidades do interior e também para bairros da cidade. A proposta é ampliar o acesso à informação e estimular a participação direta dos moradores nas decisões relacionadas à saúde pública do município.

Publicidade
Publicidade
Publicidade