Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Concurso da Polícia Civil do Paraná é suspenso horas antes de acontecer por risco à saúde.

Governo do Paraná abrirá processo administrativo aos organizadores do concurso que cancelaram de forma unilateral .

Cotidiano

por Romeu Junior

polícia civil
Foto: Polícia Civil do Paraná
Publicidade

A organização do concurso público da Polícia Civil do Paraná suspendeu a realização da prova do processo, prevista para acontecer neste domingo (21). A publicação do adiamento foi feita às 5h42 da madruga deste domingo, algumas horas antes do início do concurso. O processo seletivo prevê contratação de delegados, investigadores e papiloscopistas. Confira na íntegra, a nota emitida pela Polícia Civil:

“A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que, assim como os candidatos, também foi surpreendida, na madrugada deste domingo (21), acerca da decisão tomada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) de suspender a aplicação das provas agendadas para esta data. A PCPR informa, ainda, que imediatamente encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela Banca contratada, pois, até então, era reportado por esta sobre a plena viabilidade de aplicação dessas provas. A retomada do andamento desse concurso é muito aguardada pela Instituição Policial Civil e pela sociedade paranaense, na medida em que visa a recomposição urgente do deficitário quadro de servidores para atender as demandas de área essencial, que é a segurança pública”.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Polícia Civil, informa ainda que irá abrir processo administrativo por quebra de contrato contra o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), que decidiu unilateralmente suspender a aplicação das provas agendadas para este domingo (21), poucas horas antes do início do concurso e sem qualquer notificação anterior.

Além de indenização no limite da Lei 8666/93, o processo poderá acarretar também o impedimento do NC-UFPR de contratar com o Governo do Estado do Paraná por dois anos.

Publicidade
Publicidade

Em razão das alegações para o cancelamento do concurso, o governo esclarece que toda a organização, inclusive as medidas de segurança que deveriam ser adotadas durante a prova, eram de responsabilidade o NC-UFPR, de acordo com o contrato firmado com a Polícia Civil.

Assim que foi notificada da suspensão, a Polícia Civil encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela Banca contratada, já que, até então, o núcleo reportava a plena viabilidade de aplicação dessas provas.

“O Governo do Estado do Paraná e a Polícia Civil cobram o esclarecimento imediato de todos os fatos que levaram à decisão da suspensão. O Governo do Estado do Paraná considera ainda inaceitável a ação unilateral e sem informação prévia ou justificativa válida do NC-UFPR. Assim como injustificável que os mais de 100 mil candidatos, vindos de diversos lugares, que investiram tempo e recursos para participar desta prova, tenham sido informados do cancelamento no dia do concurso.” – complementa a Nota Pública emitida pelo Governo do Paraná neste domingo (21).

Fonte: Agencia Estadual de Notícias

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade