Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de setembro de 2021
Rádios

Concluida modernização da UHE de Foz do Areia

Copel deverá repassar à iniciativa privada 51% da geradora localizada entre Bituruna e Pinhão.

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

normal_1
A Copel concluiu a modernização da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e colocou em funcionamento a quarta e última unidade geradora da hidrelétrica a passar por reforma. - Curitiba, 13/09/2021 - Foto: Copel
Publicidade

Já está em funcionamento a quarta geradora da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, com a conclusão das obras de modernização. A Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto é a maior é a maior operada pela empresa, com 1.676 megawatts de potência total instalada.

Localizado no Rio Iguaçu, entre os municípios de Pinhão, no Centro Sul e   Bituruna,  no Sul do Paraná, o projeto de reforma e troca de equipamentos do empreendimento e durou quase seis anos e com investimentos de R$ 150 milhões.

O diretor-geral da Copel GeT, Moacir Carlos Bertole explicou que com a nova configuração, as quatro unidades geradoras produzem mais energia do que as antigas usando a mesma quantidade de água.

[Grupo RBJ de Comunicação] Concluida modernização da UHE de Foz do Areia — Entrou em funcionamento a quarta e última unidade geradora da hidrelétrica a passar por reforma. Fotos: Copel
Entrou em funcionamento a quarta e última unidade geradora da hidrelétrica a passar por reforma. Fotos: Copel

Na primeira fase, que durou dois anos, foram fabricados os componentes e, ao longo do tempo, realizada a desmontagem reforma, substituição de equipamentos.

Publicidade
Publicidade

A usina teve suas obras iniciadas em 1975 e  foi a primeira a ser construída no Brasil e a maior do mundo no gênero na época, com 160 m de altura e 828 m de comprimento. Suas unidades geradoras eram, no começo da década de 80, as maiores em operação no País.

O atual contrato entre União e a estatal para o uso da usina se encerra em setembro de 2023. A Copel deverá repassar à iniciativa privada ao menos 51% da operação de Foz do Areia até março de 2022, ficando com uma fatia minoritária da usina.

Publicidade