Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de abril de 2024
Rádios

Comitê Gestor da Expobel avalia trabalhos na Acefb

Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

Nos dez dias da última Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel), em 2012, 271.514 pessoas visitaram a feira. E todo ano a expectativa aumenta em torno dos shows e se as condições climáticas vão colaborar. Faltando pouco mais de três meses para a abertura oficial da 26ª Expobel, os trabalhos para a realização da feira continuam. Na manhã de ontem, terça-feira, 26, o Comitê Gestor se reuniu na Associação Empresarial (Acefb) para explanar o andamento das atividades.


Os patrocinadores ainda não estão todos fechados, porém as obras de estruturação e reformas do parque estão sendo realizadas pela Prefeitura. Eduardo Scirea, vice-prefeito, secretário de Planejamento e presidente da feira, comentou sobre a readequação de algumas partes do Parque Jaime Canet Júnior. “No córrego que corta o parque está sendo feito trabalhos de limpeza e três banheiros serão desmanchados por não terem condições de uso. Os demais estão sendo reformados. Durante a feira vários banheiros químicos serão instalados. Do Centro de Eventos até o novo Recinto de Leilões será feito asfalto para dar mais comodidade aos visitantes”, disse Scirea. O Centro de Eventos passará por melhorias e será fechado a partir do dia 8 de dezembro. Já as obras do recinto e das novas mangueiras estão em andamento.

Cenário Ambiental
A secretária de Meio Ambiente, Joice Bariviera, falou sobre a parceria desenvolvida com a Emater e a Unipar no desenvolvimento do projeto do cenário. “Estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas estão trabalhando para desenvolver o projeto, que tem como tema a arborização. Temos que mostrar durante a feira a importância das árvores para a sociedade e das calçadas de nossa cidade. Queremos envolver todos nessa questão”, informou Joice. Acertado com o Parque de Diversões Tupã, de Santa Catarina, o local permanecerá o mesmo da última edição, ao lado do Centro de Eventos.

Setor agropecuário
Nesta Expobel, ficou definido que não haverá exposição de equinos e pequenos animais. “Somente o gado de corte, leite, ovinos e caprinos estarão expostos no parque”, adiantou Daniela Celuppi, secretária de Desenvolvimento Rural de Beltrão. O presidente da Acefb, Antônio Pedron, analisou a feira, referência no Sul do Brasil. “O objetivo é mostrar as riquezas e o potencial de Francisco Beltrão para todo o Paraná. Com certeza o setor agropecuário é um grande gerador de empregos e negócios.”
A transmissão dos leilões deverá ser feita pelo canal de TV Agro Canal. “Está quase que entre os dias 9 a 15 de março, esse canal faça a cobertura completa do leilão de gado leiteiro, ao vivo”, destacou Cláudio da Silva Ribeiro, do Comitê Gestor. Os integrantes também frisaram quanto ao aumento de espaço para o tradicional Café Colonial. “Em dias de grande fluxo, o pavilhão fica lotado e mal dá para se locomover. Por isso seria importante um espaço maior”, sugeriu Andrea Nesi, da secretaria de Educação. Foi lembrado ainda que a Vigilância Sanitária irá fiscalizar as praças de alimentação e as condições necessárias para o funcionamento – água e esgoto.

Segurança e trânsito
O Capitão Pitz, subcomandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, falou do reforço disponível durante a feira. “81 novos policiais estão em processo de formação e devem ser utilizados para dar mais segurança aos visitantes. Temos preocupação para prevenir os furtos de veículos e coibir a violência dentro do parque”, disse Pitz. O Major Kapp, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Beltrão, falou da parceria firmada com o Samu para atender possíveis casos de urgência e emergência.
Rudimar Czerniaski, diretor do Departamento de Trânsito (Debetran), alertou quanto à importância em as pessoas utilizarem o transporte público durante a feira. “Conversei com diretores das empresas de transporte coletivo da cidade para reforçar o uso das lotações. Beltrão tem 50 mil veículos e isso faz com que o trânsito fique inchado. Por isso é importante orientar moradores locais para deixar as ruas mais livres para os visitantes circularem nesses dias da Expobel.”

Lançamento dos shows
Saiu nas redes sociais a falsa notícia de uma lista de artistas que se apresentaria na Expobel. O certo é que o lançamento oficial dos shows vai acontecer no dia 13 de dezembro, sem local e horário definido.

Publicidade