Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de dezembro de 2021
Rádios

Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná promoveu reunião em Apucarana

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão foi representada pelo Pe. Emerson Detoni (Coordenador da Pastoral Presbiteral).

GeralReligião

por Luiz Carlos

28
Publicidade

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 2 da CNBB realizou sua reunião ordinária da comissão ampliada. A reunião aconteceu na Casa Céfas, em Apucarana (PR). Participaram a coordenação da CRP e os coordenadores da Pastoral Presbiteral nas dioceses do Paraná. O bispo de Apucarana (PR), Dom Carlos José de Oliveira, esteve presente para acolher e presidir uma missa.

Esta reunião teve por objetivo avaliar as atividades realizadas no ano de 2021 e planejar os trabalhos a serem desenvolvidos no ano de 2022. Os padres também discutiram sobre como reorganizar a Pastoral Presbiteral e sobre o ministério do presbítero no pós-pandemia.

Segundo o presidente da CRP, padre Emerson Lipinski, a reunião proporcionou também momentos de convivência, partilha e oração.  “Estamos ressurgindo da pandemia e a Pastoral Presbiteral quer viver a mística do cuidado. Cuidar do presbítero e ajudá-lo a fazer este caminho de retorno. O encontro foi muito bom para que possamos reorganizar a Pastoral Presbiteral no estado do Paraná, em vista de um planejamento do ano de 2022”, afirmou padre Emerson.

No final da tarde de terça-feira, 26 de outubro, os padres plantaram uma árvore, como um gesto simbólico para homenagear e recordar os 24 padres que faleceram, vítimas da Covid-19. “Com esse gesto de plantar uma árvore, queremos lembrar que estes irmãos padres que faleceram continuam vivos no meio de nós. Plantamos a árvore e rezamos a oração das vésperas por eles”, relatou padre Emerson.

Publicidade
Publicidade

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Publicidade