Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de outubro de 2021
Rádios

Comércio retoma atividades em Coronel Domingos Soares

Geral

por Guilherme Zimermann

1510831459
Publicidade

O município de Coronel Domingos Soares autorizou a reabertura de atividades comerciais a partir desta quinta-feira (16). Os estabelecimentos deverão seguir uma série de medidas sanitárias.

Conforme decreto publicado pelo Poder Executivo, o município segue em situação de emergência de saúde pública. Segue proibida, por prazo indeterminado, a realização de eventos e o funcionamento do Centro do Idoso, do Ginásio de Esportes, praças e demais quadras esportivas. Atividades coletivas com idosos, competições desportivas, festas, reuniões e concentração de pessoas também estão proibidas.

Os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços autorizados a retomar suas atividades deverão observar e controlar o acesso, com proibição de aglomerações e restrição de contato humano.

Para estabelecimentos com permissão de atendimento ao público será limitada a entrada de pessoas em uma pessoa a cada cinco metros quadrados, respeitando limite de distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Os empregadores deverão também manter número mínimo de colaboradores, estabelecendo escalas de trabalho, se possível.

Publicidade
Publicidade

Outra medida é a disponibilização de kit completo de higiene de mãos para clientes e colaboradores, com sabonete líquido, álcool gel 70%, e toalhas de papel descartável.

No mesmo decreto, a prefeitura domingossoarense determina o uso massivo de máscaras, como forma de evitar a transmissão e contágio pelo Coronavírus.

A medida passa a valer nesta quinta-feira (16), quando toda e qualquer pessoa deverá utilizar máscara no embarque de transporte público coletivo e acesso ao terminal; ao usar táxi ou transporte compartilhado de passageiros; ao acessar aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros); para acesso aos demais estabelecimentos comerciais; e para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas.

Pela escassez de materiais e orientação para o uso de máscaras cirúrgicas e N95 apenas por profissionais da saúde, o Executivo orienta que poderão ser usadas máscaras de pano, como tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Publicidade