Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de outubro de 2021
Rádios

Começou a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023

Esta é a primeira fase. Posteriormente vem a fase continental, depois a fase universal em outubro de 2023

Religião

por Angela Maria

logo diocese
Publicidade

Estamos em Sínodo… Caminhando juntos… Àqueles que, dóceis ao Espírito Santo, se colocam neste caminho, a esperança se renova e a fé se fortalece. Obrigado Papa Francisco por nos permitir, como Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, participar de um momento como este. Se há marcas de dor e sofrimento impregnadas na humanidade, há também uma Igreja Mãe e Mestra que quer partilhar dessas marcas, conferir-lhes um sentido e pôr-se em caminho ao lado dos seus filhos.

Evidencia o Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos que “a despeito das nossas infidelidades, o Espírito continua a agir na história e a manifestar o seu poder vivificante. É precisamente nos sulcos cavados pelos sofrimentos de todos os tipos, suportados pela família humana e pelo Povo de Deus, que florescem novas linguagens da fé e renovados percursos, capazes não apenas de interpretar os acontecimentos de um ponto de vista teologal, mas de encontrar na provação as razões para voltar a fundar o caminho da vida cristã e eclesial”.

A primeira fase do Sínodo dos Bispos 2021-2023 está acontecendo nas dioceses, posteriormente vem a fase continental e finalmente a fase universal em outubro de 2023. Participar efetivamente de um Sínodo requer um modo de ser sinodal, requer que a mente e o coração estejam abertos, sem preconceitos, requer uma profunda espiritualidade que perpasse os vários momentos do processo.

Participar do Sínodo requer também um plano de ação que integre os vários momentos, por isso a Comissão para Animação do Sínodo na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão elaborou um Plano de Ação para atender à fase diocesana, que assim ficou definido:

Publicidade
Publicidade

14/10/21 – Momento formativo, na modalidade On-line, sobre: o significado e a história dos sínodos dos bispos, na Igreja; o momento eclesial que vivemos, que realidade este Sínodo encontrará; reflexão sobre o tema da comunhão e seus desafios em nossos dias. Cada comunidade paroquial reúne suas lideranças e participa, através do Canal do You Tube da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, da formação conduzida pelo Pe. Agenor Brighenti. Este momento deve ser precedido por um momento orante e concluído com um momento de escuta e partilha.

17/10/21 – Abertura do Sínodo nas Dioceses do mundo todo. Dom Edgar Ertl preside a missa na Concatedral, às 9h, e em todas as paróquias se celebra nesta intenção, neste dia, manifestando assim a comunhão da Igreja diocesana.

30/10/21 – Conselho Diocesano de Pastoral na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. O pároco e uma liderança leiga de cada Paróquia são convocados a participar.  Será um dia para estudos sobre o Sínodo e encaminhamentos do processo de escuta nas paróquias. Neste dia os participantes do Conselho Diocesano de Pastoral já realizam um exercício sinodal, respondendo as dez questões propostas. A missão dos participantes do Conselho Diocesano de Pastoral é compor equipes paroquiais para a animação do Sínodo nas paróquias.

Uma vez composta as equipes paroquiais (entre cinco e dez pessoas) inicia-se o processo de formação e orientação sobre o processo de escuta, às equipes paroquiais, nos decanatos.

Publicidade
Publicidade

06/11/21 (sábado 14h30 às 16h30) – Decanato de Palmas.

11/11/21 (quinta-feira 19h às 21h) – Decanato de Pato Branco.

16/11/21 (terça-feira 19h às 21h) – Decanato de São João.

18/11/21 (quinta-feira 19h às 21h) – Decanato de Francisco Beltrão.

Publicidade
Publicidade

20/11/21 (sábado 14h30 às 16h30) – Decanato de Dois Vizinhos.

23/11/21 (terça-feira 19h às 21h) – Decanato de Realeza.

25/11/21 (quinta-feira 19h às 21h) – Decanato de Barracão.

A partir do encontro formativo, munidas das dez questões e das devidas orientações, as equipes paroquiais motivarão o processo de escuta nas paróquias, para tanto, todos são convidados a participar. A escuta paroquial se estenderá até o dia 20/2/2022.

Publicidade
Publicidade

Posteriormente, a Comissão Diocesana realizará a síntese das participações advindas das paróquias e até o dia 20/3/2022 enviará síntese à Comissão Nacional.

Vale lembrar que o processo de escuta se dará a partir de dez perguntas e poderão ser respondidas em grupos ou individualmente. No site da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão haverá um campo para aqueles que pretenderem de modo on-line participar do processo de escuta.

Sejam convidados para este processo não só aqueles que estão presentes nas estruturas eclesiais, mas aqueles que não estão ou que por algum motivo se afastaram. Sejam ouvidos os irmãos e irmãs que estão nas periferias geográficas e existenciais. Sejam ouvidos especialmente os jovens e os pobres.

Que todo o processo sinodal, seja permeado por momentos orantes e de profunda docilidade à ação do Espírito Santo.

Publicidade
Publicidade

Essa será a primeira fase, acontecerá nas dioceses, com entusiasmo e alegria queremos participar expressando nossa comunhão com toda a Igreja. Ao longo destes dois anos, muito ouviremos falar sobre este Sínodo e depois acolheremos com abertura de coração as orientações que dele virão.

Uma explicação do Logo.

Uma grande árvore majestosa, cheia de sabedoria e luz, atinge o céu. Sinal de profunda vitalidade e esperança, exprime a cruz de Cristo. Traz a Eucaristia, que brilha como o sol. Os ramos horizontais se abrem como mãos ou asas e sugerem, ao mesmo tempo, o Espírito Santo.

O povo de Deus não é estático: está em movimento, em referência direta à etimologia da palavra sínodo, que significa “caminhar junto”. As pessoas estão unidas pela mesma dinâmica e respiram da Árvore da Vida, a partir da qual iniciam sua jornada.

Publicidade
Publicidade

Essas 15 silhuetas resumem toda a nossa humanidade em sua diversidade de situações de vida, gerações e origens. Este aspecto é reforçado pela multiplicidade de cores vivas que são, elas próprias, sinais de alegria. Não há hierarquia entre essas pessoas que estão todas no mesmo nível: jovens, velhos, homens, mulheres, adolescentes, crianças, leigos, religiosos, pais, casais, solteiros, deficientes; o bispo e a freira não estão a frente deles, mas entre eles. Muito naturalmente, as crianças e depois os adolescentes abrem o caminho, referindo-se às palavras de Jesus no Evangelho: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e revelastes aos pequeninos ” (Mt 11,25)

A linha de base horizontal: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, vai da esquerda para a direita no sentido de uma marcha, sublinhando e reforçando-a, terminando com o título “Sínodo 2021-2023”: o ponto culminante que resume tudo.

Pe. Vagner Raitz – Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora

Publicidade