A região de Palmas, no Sul do Paraná, deverá enfrentar uma forte onda de frio a partir desta quinta-feira (04), com temperaturas podendo chegar a -5º C. De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), não se descarta a possibilidade neve fraca em regiões de altitude elevada.

Ressalta o especialista que o Paraná, por conta do fenômeno climático El Niño, ainda não registrou períodos de frio intenso e persistente, cenário que deve mudar nesta semana. “Uma intensa massa de ar frio se desloca pelo centro-sul da Argentina, entrando no Rio Grande do Sul e deve chegar ao Paraná entre quinta (04) e sexta-feira (05)”, aponta.

Sobre a eventualidade da ocorrência de neve, Kneib afirma que alguns modelos meteorológicos indicam a possibilidade para as regiões de altitude, como os Campos de Palmas, mas a probabilidade é maior para as regiões das serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O meteorologista também comentou sobre textos que circulam pelas redes sociais, apontando informações alarmantes em torno do frio no Paraná. Conforme ele, “existe um certo exagero nas postagens”, salientando, porém, que de fato, muitas regiões do Estado registrarão temperaturas abaixo de 0º C.

Ouça a entrevista: