Ainda estamos no período de inverno, mas o clima já é de verão. Nos últimos dias, os termômetros tem registradas temperaturas acima dos 30 graus em várias cidades do Paraná. No Sudoeste e Centro Sul, a condição climática não tem sido diferente. Além das altas temperaturas, outro problema é a estiagem que tem castigado os agricultores, bem como propiciado a incidência de queimadas. A fumaça das queimadas da região tem agravado a situação de muitas pessoas, as quais tem contraído doenças respiratórias, principalmente crianças. Pra piorar, a previsão indica que teremos, pelo menos, mais uma semana de tempo estável, sem chuvas.

Em entrevista à Extra FM, o responsável pelo instituto De Olho no Tempo, Daniel Panabianco, que produz a previsão do tempo veiculada na programação diária da emissora, alerta para o aumento da temperatura no final de semana. Segundo ele no domingo à tarde, os termômetros devem registrar 38 graus na região de Chopinzinho.

Daniel também chamou atenção dos agricultores em relação ao plantio da safra de verão 2019/2020. Conforme ele, até o fim do mês está previsto apenas 30 milímetros de chuva, não sendo aconselhável fazer o plantio de culturas como milho e soja. Outra informação repassada é de que a região será afetada com a fumaça oriunda das queimadas que estão acontecendo na Amazônia. O deslocamento para o sul se dará através da chamada “bolha” de vento que se forma naquela região em direção ao Sul do País.

Ouça a entrevista na íntegra…