• Compartilhe no Facebook
Com as temperaturas elevadas e a estiagem prolongada, vários municípios da região sudoeste do Paraná apresentam problemas na distribuição de água. Alguns apresentam redução significativa no abastecimento como Capanema, Santa Izabel do Oeste, Nova Prata do Iguaçu e Dois Vizinhos onde os mananciais estão muito abaixo das condições ideais.

 

Em Francisco Beltrão, segundo o gerente regional da Sanepar Valdir Dalssente, apesar do baixo nível do Rio Marrecas, ainda não está sendo cogitado o rodízio no abastecimento de água. “A Sanepar vem informando e orientando a população que faça o uso racional de água para evitar o rodízio no abastecimento, em Francisco Beltrão a redução do Rio Marrecas é de 25% mas isso ainda não compromete o tratamento e a distribuição, pedimos a colaboração da população para que consuma a água de forma racional até que as chuvas recuperem os níveis de nossos mananciais”, afirmou.

 

Segundo informações do observador meteorológico do Iapar, Josmar Ramos, a última chuva que caiu em Francisco Beltrão foi no dia 18 de setembro quando foram registrados 11 mm. Nos últimos 48 dias foram apenas 39 mm de chuva quando o esperado para o período eram 270 mm. No acumulado do ano o déficit de precipitações já ultrapassa os 300 mm.

 

Legenda da foto: Valdir Dalssente/Gerente Regional da Sanepar