Segundo Josmar Ramos, observador meteorológico do Iapar, a madrugada de sábado pra domingo, dia 7 de julho, foi a mais fria de Francisco Beltrão desde 1979, ou seja, dos últimos 40 anos. A mínima foi de negativo 2,8 graus, mas a sensação térmica foi de negativo 4,8 graus. No termômetro do solo da estação do Iapar, a temperatura chegou a -10ºC. Até então, a menor temperatura era de agosto de 2013, quando o registro foi de -2,6ºC.

“Eu fui conferir no histórico da estação meteorológica do Iapar, que foi instalada em Francisco Beltrão em 1979, e essa foi a menor temperatura da história. Vale ressaltar também que a umidade relativa do ar chegou a 24%, e o recomendado é pelo menos 55%. Então é preciso fazer um alerta em relação a isso, principalmente quem usa bastante ar condicionado sempre ter uma bacia de água, pra não deixar o ar tão seco e ocasionar problemas respiratórios”, comenta Josmar Ramos.

Na madrugada de domingo para segunda, dia 8, a temperatura mínima foi de 1 grau negativo, com sensação térmica de -2,8ºC. A máxima hoje, segundo o Simepar, deve chegar a 17 graus. Amanhã, terça-feira, a previsão de mínima é 4ºC e a máxima de 22ºC. Nesta semana toda a temperatura máxima não passa de 25ºC. E é preciso se preparar para o dia 16 de julho, que tem previsão mínima de 3ºC e máxima de 9ºC.

Fonte: Jornal de Beltrão